MotoGP, Aleix Espargaro (3º.): “Sacrificámos o sprint pela corrida de amanhã”
Uma pole-position recorde para Aleix Espargaró que não teve rivais na Q2: nunca ninguém rodou tão rápido numa única volta em Silverstone, com o tempo de 1m57,309s. No sprint perdeu algumas posições na partida, mas ainda assim manteve-se no grupo da frente. Espargaró cruzou a meta na terceira posição, somando o terceiro pódio no sprint a somar ao do Qatar e à vitória em Montmeló.
– “Estou muito satisfeito tanto com o pódio quanto com a pole position, a volta mais rápida que fiz foi uma das melhores da minha carreira. No sprint o ritmo estabelecido pelos demais foi muito alto e não consegui atacá-los. No início tive dificuldades por causa do pneu dianteiro, estava no limite e isso não me deu confiança, mas com o passar das voltas as sensações melhoraram bastante. Claro que uma vitória seria ainda melhor, mas estou feliz porque fizemos tudo certo hoje e nos preparamos muito bem para o GP ainda mais importante. Para ser honesto, também esperava que os pilotos da Ducati à minha frente perdessem alguma coisa nas últimas três voltas, mas isso não aconteceu. Eles estavam estáveis e eu não poderia ser mais rápido.” Disse o catalão de 34 anos.
– “Trabalhamos muito nos pneus e hoje não colocamos todos os ovos na mesma cesta. Acima de tudo, queria estar seguro para amanhã e completar o máximo de voltas possível com o pneu dianteiro duro. É possível que tenhamos perdido a vitória hoje, mas o GP é muito mais importante. Decidi conscientemente conduzir sem os winglets na frente para mim, esta parte do pacote aerodinâmico não é necessária aqui; O que funciona muito bem são as rápidas mudanças no ângulo de inclinação. Aqui sinto claras vantagens em relação à versão antiga.”
Disse o espanhol que será piloto de testes da HRC Honda em 2025.