Quartararo teve um bom FP1, no qual terminou na terceira posição. Isso deixou-o confiante de que também poderia competir por um lugar no top-10 na sessão da tarde. O francês iniciou o seu ataque ao cronómetro nos últimos 15 minutos e assegurou brevemente o terceiro lugar antes de a concorrência aumentar a fasquia.
O piloto da Yamaha ficou em oitavo lugar e fez uma paragem rápida. Depois, foi em busca de um bom resultado e registou 1m29,485s na volta 23/27, o que o colocou temporariamente em terceiro lugar. Apesar de alguns rivais terem conseguido efetuar voltas rápidas entre as bandeiras amarelas, os esforços do piloto número 20 foram suficientes. Terminou em 8º lugar, a 0,465s do primeiro.


Em declarações para a imprensa da Monster Energy Yamaha MotoGP, Quartararo falou sobre o primeiro dia no circuito de Buriram.
– Penso que atingimos o nosso objetivo. Esperávamos estar mais ou menos nesta posição. Sabemos que ficar entre os 10 primeiros na sexta-feira e garantir um lugar na Q2 é bastante difícil, mas conseguimos. Podemos estar bastante satisfeitos com o treino de hoje. No ano passado, qualifiquei-me em P6 aqui, mas isso foi na Q1. Agora já estou na Q2, pelo que penso que isso será uma grande ajuda para amanhã. Queremos melhorar passo a passo. O objetivo para amanhã é lutar pela segunda linha e depois lutar pelo top 9 seria bom.