Esta quinta-feira decorre a 11ª etapa, a última tirada de grande quilometragem do Dakar 2025 para as motos, 308 quilómetros cronometrados em torno de Shubaytah nas dunas do Empty Quarter, após uma ligação de 232 km.
A última grande especial será decisiva, com o triunfo na geral ou os lugares no pódio ainda em jogo. O terreno, que alterna ergs e chotts, inclui oportunidades e armadilhas. Os pilotos e os condutores mais experientes nas dunas podem ainda abrir importantes diferenças entre si.
Daniel Sanders, o líder da categoria de motos, será o 7º piloto a partir para a etapa 11. O piloto oficial da KTM tem uma vantagem na classificação geral de 16’31” sobre Tosha Schareina, que será o 12º motociclista a enfrentar a especial, 12 minutos depois de “Chucky”. Adrien Van Beveren, 3º da geral a 22’24” do líder, será o 16º homem a sair, 16 minutos depois do australiano.
Se os pilotos do HRC conseguirem alcançar fisicamente Sanders, terão recuperado parte da sua desvantagem em relação a ele, mas para lhe tirarem a liderança, terão de ganhar mais 4’31” a Schareina e 6’24” a AVB. Se “Chucky” correr como tem feito desde Bisha, a missão dos ‘red’ parece comprometida. No entanto, se o australiano cometer um erro de navegação, sofrer uma queda ou for travado por um problema técnico, poderá abrir-se uma porta para a sua passagem. Tudo é ainda possível e todos os olhos estão postos em Sanders!