À medida que as atenções continuam a centrar-se na situação da KTM, é surpreendente a quantidade de dinheiro que a empresa gastou na expansão ao longo dos últimos anos. E o quanto essa expansão os prejudicou neste momento, com o despedimento de trabalhadores, a redução de stocks, o cancelamento de programas de corridas e a redução da sua presença global.
Na mais recente apresentação de relações com investidores da KTM, algo que é suposto dar aos potenciais e actuais investidores uma perspetiva sobre a sua situação financeira, que é grave na melhor das hipóteses, uma declaração destacou-se.
E essa declaração é sobre o número de concessionários que a empresa tem em todo o mundo.
A KTM é uma grande empresa, englobando a KTM, GasGas, Husqvarna e, de momento, a MV Agusta. E que o mundo é um sítio grande e que a maioria dos concessionários que vendem estas quatro marcas fazem provavelmente parte de redes de concessionários maiores que também vendem outras marcas. Mas quando percebemos que a KTM contava com 4.760 concessionários na sua carteira, foi um choque. Para efeitos de comparação, a Harley-Davidson, um dos maiores fabricantes de motos do planeta, e provavelmente o mais conhecido, tem apenas cerca de 1400.
A KTM divide a sua presença da seguinte forma. Tem um total de 4.760 concessionários em todo o mundo. Destes, 1.940 estão na Europa, 990 nos Estados Unidos e 1.830 estão espalhados pelo resto do mundo.
Portanto, a KTM não só tem mais concessionários em todo o mundo do que a Harley, como também tem mais concessionários nos EUA do que a Harley, o que é simplesmente surpreendente.
Agora, é importante salientar que a maioria dos concessionários KTM também inclui as restantes marcas da empresa, incluindo GasGas, Husqvarna e MV. Esses concessionários, também incluem outras marcas de desportos motorizados, incluindo Can-Am e Polaris. Portanto, nem todos são concessionários dedicados à KTM. Ainda assim, o espaço da KTM é normalmente mais caro e só são permitidas KTM nesses espaços, com os concessionários a investirem em marketing e em expositores virados para o cliente.
O que acontecerá com a KTM nos próximos anos ainda ninguém sabe ao certo, no entanto ficaremos atentos aos próximos passos do fabricante austríaco.
Fonte:https://www.rideapart.com/news/746478/ktm-more-dealerships-than-harley-davidson-expansion-bankrupt/