WWCR e WSSP: Reveladas as listas de pilotos para 2025
Com a publicação da lista de inscritos para o Campeonato Mundial Feminino de Corridas em Circuito (WorldWCR) de 2025 da FIM, uma grelha de 24 pilotos está pronta para competir a bordo de Yamaha R7 idênticas em rondas selecionadas do Campeonato Mundial de Superbike da FIM no próximo ano.
O campeonato inaugural do WorldWCR assistiu a corridas emocionantes e renhidas em 2024, com o título a ser decidido na última curva da última volta da temporada em Jerez, e o campeonato está pronto para ganhar ainda mais impulso em 2025.
O apoio da Yamaha Motor Europe à série consiste no fornecimento das máquinas R7 que competem na classe, que são geridas no local pelo parceiro da Yamaha JiR, que também dirige a Taça do Mundo FIM Yamaha bLU cRU R3. Este apoio é ainda reforçado pelo envolvimento das equipas oficiais e apoiadas da Yamaha no WorldSBK e no WorldSSP no campeonato, com três das equipas da Yamaha a apoiarem pilotos na série exclusivamente feminina em 2025.
A Equipa Oficial Pata Yamaha WorldSBK vai apoiar novamente a piloto espanhola Beatriz Neila (Ampito Crescent Yamaha), que terminou em quarto lugar na classificação de 2024. Neila, ex-piloto da Yamaha bLU cRU, alcançou quatro lugares no pódio para a equipa no ano passado e regressa em 2025 com o objetivo de dar continuidade a uma forte temporada de estreia.
A nova campanha também verá a equipa GYTR GRT Yamaha WorldSBK fazer a sua primeira incursão no WorldWCR, apoiando um esforço de dois pilotos com Sara Sánchez (ESP) e Natalia Rivera (ESP) na Terra&Vita GRT Yamaha WorldWCR Team. Sànchez terminou em terceiro na campanha inaugural da WorldWCR, com nove subidas ao pódio, incluindo duas vitórias em corridas.
Rivera sobe depois de ter sido coroada Campeã Europeia Feminina da FIM em 2024 e já teve sucesso no palco mundial, incluindo um pódio na Super Final da FIM Yamaha R3 bLU cRU de 2023.
A GMT94, desafiadora do WorldSSP, também apoiará uma jovem piloto na série, já que Lucie Boudesseul (FRA), de 21 anos, se prepara para fazer sua estreia no WorldWCR depois de impressionar com vários pódios na classe European Bike do Campeonato Francês de Superbike em 2024.
O campeonato WorldWCR de 2025 será disputado em seis rondas, com início no Circuito TT de Assen entre 11 e 13 de abril, juntando-se também ao campeonato WorldSBK em Cremona, Donington Park, Balaton Park, Circuit de Nevers Magny-Cours e Jerez.