MotoGP, Johann Zarco: “Ser o mais velho da grelha dá-me uma motivação extra”
A saída de Aleix Espargaro das corridas a tempo inteiro significa que Johann Zarco (34 anos) herda o papel de ser o piloto mais velho do MotoGP em 2025, algo que, segundo ele, lhe dá “motivação extra”.
O piloto de Cannes começou a sua carreira no MotoGP em 2017 com a Tech3 Yamaha e já pilotou para quatro fabricantes diferentes no campeonato. Já tinha 27 anos quando se estreou no MotoGP no Qatar, há quase oito anos, mas a maioria dos estreantes no MotoGP são muito mais jovens.
“É verdade que vou ser o mais velho, penso que o próximo é o Marc Marquez,” disse Zarco, em declarações ao MotoGP.com. “Este sentimento com os recém-chegados, que têm todos 20 ou 22 [anos], dá-me uma motivação extra para continuar a fazer as coisas o melhor possível para me sentir fresco para lutar com eles. Mas, depois, sei que com a experiência posso compensar muitas coisas.”
Tendo assinado com a LCR Honda para a época de 2024 a meio de 2023, as hipóteses de Zarco conseguir a primeira vitória no MotoGP pareciam estar a diminuir, com a RC213V a lutar pelo desempenho.
Mas o francês conseguiu marcar uma vitória a quatro corridas do final do seu tempo com a equipa Pramac Ducati no Grande Prémio da Austrália de 2023. “Demorou muito tempo, de 2017 até 2023. Podíamos pensar que isso nunca iria acontecer. Por isso, quando isto aconteceu, podemos dizer que é um alívio de uma espécie de pressão.” Disse Zarco.