MotoGP: GP6 de Loris Capirossi em leilão com valores impressionantes
É uma tradição que os veículos de corrida raros entrem nos catálogos de leilões das principais casas de leilões. É interessante constatar que, no mundo das duas rodas, são sobretudo os produtos raros de Bolonha que entram nos catálogos. A direção da Ducati não sente grande dor quando se trata de vender a história de sucesso das corridas a coleccionadores e entusiastas solventes.
Vários exemplos de cada geração são produzidos ao longo da temporada. Enquanto um veículo permanece nas oficinas da própria empresa, pelo menos uma máquina de MotoGP desactivada é colocada à venda. A Ducati ocupa aqui uma posição especial. Não existe um processo de venda oficial para as motos de competição das equipas japonesas. O stock das equipas de fábrica é liquidado no final de cada época e guardado a sete chaves.
No passado, a Aprilia e a KTM também ofereceram motos de fábrica a coleccionadores, mas o comércio de “motos de fábrica” não se transformou num modelo de negócio.
Atualmente, a conhecida casa de leilões RM Sothebys está a oferecer uma joia da história das corridas da Ducati. A Desmosedici GP6 está a ser leiloada. O protótipo com o número de quadro “D16GP6LC2” remonta à época em que a Ducati Corse se tinha estabelecido no MotoGP e começava a afirmar-se como um sério rival dos japoneses.
De acordo com a descrição na Sothebys, o objeto em leilão foi pilotado por Loris Capirossi em 2006. Está certificada como a mota vencedora do GP do Japão.
Como é habitual, a raridade, que a Ducati vendeu a um colecionador no final da época, desapareceu durante alguns anos. Os preços não foram comunicados na altura. As motas são geralmente compradas na esperança de um retorno respeitável. O rendimento máximo pode então ser obtido através de leiloeiras profissionais. Não existe qualquer garantia de venda ao preço pretendido.
Por exemplo, uma moto irmã deveria ter sido leiloada em abril. No entanto, a mota de Capirossi da época de 2003, que se esperava que rendesse cerca de 400.000 dólares, não se concretizou. Espera-se que a GP6 atualmente em leilão chegue aos 800.000 – mas pelo menos 400.000 dólares.
Os participantes da Europa motivados para o leilão devem ter em conta que o precioso lote se encontra na sede da Sothebys em Nova Iorque. A recolha é feita por sua conta e risco. A velocidade do MotoGP está em oferta. O leilão do lote n.º 101 encerrará à meia-noite do dia 5 de dezembro.