Moto3, Malásia TL1: Alonso fecha primeiro dia no topo
O campeão mundial David Alonso foi um dos 26 participantes na segunda sessão de treinos livres de Moto3 em Sepang durante 25 minutos. À medida que o tempo passava, o colombiano saltou para a liderança à frente de Adrian Fernandez e Taiyo Furusato.
A primeira meia hora para os pilotos de Moto3 na manhã de sexta-feira decorreu em pista molhada, com o estreante da Honda, Angel Piqueras, a colocar-se no topo. Com o 11º lugar, David Alonso, como força dominante da temporada na Moto3, assumiu inicialmente o papel de observador. Enquanto isso, os principais candidatos da Moto3 ao título de vice-campeão que ainda está em disputa, Dani Holgado e Collin Veijer, estavam ambos entre os 10 primeiros.
À tarde estava seco em Sepang e o ar estava a mais de 30 graus. O que não mudou a princípio foi a Leopard Honda na frente. Adrian Fernandez estabeleceu o seu primeiro melhor tempo no circuito de 5,54 km. Atrás deles, posicioram-se dois japoneses, o veterano da Husqvarna, Tatsuki Suzuki e Yamanaka san.
Como sempre, as coisas ficaram agitaram nos 10 minutos antes do final da sessão. Quase todos os pilotos fizeram melhorias significativas na tentativa de garantir uma das 14 primeiras posições, o que significaria uma entrada antecipada na tão esperada sessão do Q2 no sábado.
Um terceiro japonês disparou o primeiro tiro de advertência. Taiyo Furusato ficou em segundo lugar com a Honda Asia. Nesta altura, os pilotos ainda estavam cerca de um segundo acima do fabuloso tempo de Jaume Masia do ano anterior, com tempos médios de 2:11.
O próximo a falar foi o ás da Intact GP, Collin Veijer, na posição 3. Yamanka e Fernandez também melhoraram, mas com carga pontual foi David Alonso quem pilotou a CFMOTO com tecnologia KTM RC4 nas pistas como o mais rápido. Com o tempo de 2:11:241 minutos, o campeão mundial manteve-se como referência no primeiro dia de treinos do GP da Malásia.
O colombiano foi seguido por dois pilotos Honda, Fernandez e Furusato. Enquanto Collin Veijer correspondeu às expectativas no quinto lugar, Ivan Ortola, quarto no mundial, perdeu a oportunidade de terminar entre os 14 primeiros. O melhor estreante foi mais uma vez Angel Piqueras em P9.