Moto2: Aldeguer bate Canet em duelo emocionante
O piloto da Beta Tools SpeedUp Boscoscuro venceu a corrida do Campeonato do Mundo de Moto2, este domingo, em Phillip Island, na Austrália. O espanhol bateu Aron Canet (Fantic Racing Kalex) por 0,194 segundos, após uma última volta de cortar a respiração.
O australiano Senna Agius terminou o GP caseiro no terceiro lugar com a Kalex da Liqui Moly Husqvarna Intact GP. O líder do campeonato, Ai Ogura, terminou em quarto lugar com a Boscoscuro da MT – MSI.
Filme da corrida
Tudo começou com um arranque brilhante de Canet, que ganhou uma margem confortável quando o pelotão chegou à Curva 1. No entanto, a vantagem do #44 não durou muito tempo, já que Alonso Lopez (Beta Tools SpeedUp) começou a atacar cedo, roubando a liderança na primeira volta. Foi um arranque impressionante do #21 enquanto o grupo da frente começava a imprimir um ritmo implacável.
Mais atrás, Jake Dixon (CFMOTO Inde Aspar Team) e Dennis Foggia (Italtrans Racing Team) caíram na Curva 2, encerrando precocemente o seu fim de semana na volta de abertura. Zonta Van den Goorbergh (RW-Idrofoglia Racing GP) sofreu um destino semelhante, caindo na Curva 10 nas voltas iiniciais.
Entretanto o grupo da frente logo encolheu para três pilotos, já que Manuel Gonzalez (Gresini Moto2) teve de cumprir uma penalização de Long Lap. O #18 ficaria em P5 atrás de Ai Ogura (MT Helmets – MSI), que poderia ter matematicamente conquistado o título neste fim de semana. Ogura liderou um enorme segundo grupo, com o herói da casa Agius encontrando um caminho através do #79 e mirando um melhor resultado da carreira.
Seguiu-se uma luta intensa na frente, com os líderes a rodarem ao ritmo da qualificação. Aldeguer foi então para a frente. Procurando converter a pole position numa vitória o espanhol conseguiu meio segundo de vantagem sobre Canet enquanto Lopez começou a perder terreno para os dois primeiros. Canet lançou um ataque, arrebatando a primeira posição na 17ª volta 17. A liderança continuou a mudar, com Aldeguer a responder na volta 21 – um confronto da Moto2 parecia estar nas cartas, para deleite da multidão australiana.
As voltas finais trouxeram emoção, com Lopez a cair na curva 4 – promovendo Agius para terceiro. Enquanto isso, Canet e Aldeguer continuaram a sua batalha particular, com Aldeguer a lançar um ataque firme na curva 10, permitindo que o #54 garantisse a vitória. Aldeguer cruzou a linha à frente do rival Canet, com Agius a garantir o seu primeiro pódio diante dos seus fãs.
O quarto lugar foi para Ogura, incapaz de acompanhar o ritmo dos homens do pódio após uma batalha intensa com Diogo Moreira (Italtrans Racing Team) nas derradeiras voltas. Ogura superou o brasileiro por 0,012s, enquanto o vencedor de Motegi, Gonzalez, terminou em sexto após cumprir a sua Long Lap. Enquanto isso, Barry Baltus, da RW-Idrofoglia Racing GP, conseguiu um incrível sétimo lugar após cruzar a linha de chegada mais 0,033s atrás. O #7 teve outro final forte, com Tony Arbolino (Elf Marc VDS Racing Team) que completou as oito primeiras posições.Mais atrás, Sergio Garcia (MT Helmets – MSI) caiu para o quarto lugar no campeonato após um nono lugar em Phillip Island, superando Marcos Ramirez (OnlyFans American Racing Team) que completou os 10 primeiros.
Após um final inesquecível e um pódio de conto de fadas para os favoritos locais, a ação volta dentro de uma semana, quando a Moto2 regressar ao lendário GP da Tailândia com o campeonato do mundo ainda a ser decidido!