WSBK, Estoril: Domínio avassalador de Razgatlioglu na corrida 1, Ivo Lopes 15º
Quase 10 segundos separaram o piloto turco da BMW do segundo classificado Nicolo Bulega (Ducati) na corrida 1 do WorldSBK no Estoril. Álvaro Bautista caiu e está fora da luta pelo título!
Com a vitória na primeira corrida de Superbike no Estoril, a estrela da BMW, Toprak Razgatlioglu aumentou ainda mais a sua liderança no campeonato. Atrás do estreante da Ducati, Nicolò Bulega, Iker Lecuona conquistou o primeiro pódio da Honda na temporada.
Quando a corrida de SBK começou, às 14h00, a pista estava seca novamente e os slicks estavam em ordem. Na verdade, as condições neste fim de semana nunca foram melhores. Mas estava nebuloso o céu junto à Serra de Sintra. As primeiras voltas foram turbulentas. Razgatlioglu perdeu algumas posições na partida e aos poucos foi subindo até ao topo. Bulega também perdeu posições ao sair de pista numa luta por posição com Jonathan Rea, que foi forte na largada. Com a Yamaha da GYTR, o autraliano Remy Gradner caia forte na segunda volta.
Depois de cinco voltas as posições definiam-se. Razgatlioglu assumiu a liderança e afastou-se dos seus perseguidores a cada volta. Após 21 voltas, o jovem turco de 27 anos cruzou a linha de chegada com uma vantagem dominante de 9,2 segundos. Atrás do #54 da BMW as coisas ficaram mais turbulentas. O campeão do mundo Alvaro Bautista caiu enquanto estava em segundo lugar e Locatelli e Danilo Petrucci (Ducati), que estavam a caminho do pódio tiveram igual sorte. Enquanto isso, Bulega lutou para voltar à frente e subiu ao pódio em segundo lugar. A passagem do piloto da Honda, Iker Lecuona, do 14º lugar na grelha de partida para o 3º lugar no pódio foi impressionante – é o primeiro pódio da Honda desde Xavi Vierge em Mandalika 2023.
Em quarto lugar, o líder da Kawasaki, Alex Lowes, falhou outro pódio por apenas 0,9 segundos, Jonathan Rea cruzou a linha de chegada em quinto lugar, talvez a sua melhor corrida até à data com a Yamaha. O norte-irlandês lutou muito por todas as posições. Divertida foi a luta pelo sexto lugar entre as BMW de Garrett Gerloff e do holandês Michael Van Der Mark, com o americano a levar a melhor. Xavi Vierge, Andrea Iannone e Tito Rabat completaram o top 10.
O regressado piloto suiço Dominique Aegerter marcou dois pontos no campeonato em P14. O português Ivo Lopes cumpriu com o seu objetivo de terminar nos lugares pontuáveis, terminando em P15 na frente do craque britânico Bradley Ray.