O piloto da GASGAS venceu pela quarta vez uma corrida de qualificação em 2024 e leva dois pontos de Gajser em terceiro, atrás de um Herlings selvagem.
O duelo pelo título da categoria rainha entre Tim Gajser ( Honda ), Jorge Prado (GASGAS) e Jeffrey Herlings (KTM) está mais aceso que nunca . Os três, separados por 54 pontos na classificação após a emocionante corrida de qualificação de sábado, na Flandres, criaram uma corrida dentro da corrida, sem que nenhum dos seus rivais conseguisse entrar na luta pelas três primeiras posições.
Filme da corrida
Domínio do início ao fim do número um mundial Jorge Prado (GASGAS) que venceu a prova de qualificação para a 14ª etapa do Campeonato do Mundo de Motocross MXGP em Lommel, na Bélgica, à frente de Jeffrey Herlings (KTM) e Tim Gajser (HRC).
Logo na largada da corrida de qualificação para o Grande Prémio da Flandres, o espanhol Jorge Prado (GASGAS) chegou à linha de holeshot na frente, seguido pelo líder do campeonato Tim Gajser (Honda), por Calvin Vlaanderen ( Yamaha ) e Jeffrey Herlings ( KTM ). Herlings levou algumas voltas para encontrar o ritmo, ficando à frente de Vlaanderen na volta 5 e ultrapassando Tim Gajser na volta 7.
A partir de então o #84 diminuiu a diferença para Prado com os tempos de volta mais rápidos e um duelo acirrado pela vitória estourou nas últimas 3 voltas. Prado não cometeu erros, rechaçando os ataques do Bullet e vencendo por uma estreita margem de um segundo. Gajser terminou 25 segundos atrás, em terceiro lugar.
“Estou feliz por ter permanecido na frente”, disse Prado após a corrida, “mas ainda não pilotei como quero. Estava muito rígido e não conseguia encontrar o meu ritmo nos muitos buracos. Espero pilotar melhor amanhã.”
Herlings mostrou muita intensidade no final e certamente está na melhor posição de largada para as corridas de domingo. Gajser nitidamente poupou energias para as corridas de domingo. O esloveno será sem dúvida a considerar amanhã. O britânico Conrad Mewse (Honda) mostrou o seu talento na 8ª posição.
Fotos: Eric Laurijssen