MotoGP, Países Baixos, Corrida: Bagnaia vence e iguala recorde de Doohan

Por a 30 Junho 2024 14:06

Francesco Bagnaia vai dormir como um santo esta noite, depois de um fim-de-semana em que ganhou tudo o que havia para ganhar. A corrida de domingo, foi apenas um prolongamento do seu domínio no histórico circuito de Assen, onde hoje igualou o recorde de Mick Doohan com três vitórias consecutivas.

Francesco Bagnaia, tal como fez no sprint, fez o arranque perfeito ao liderar na curva 1, enquanto Alex Rins sofreu uma grande queda. Apesar de ter largado em quinto, Jorge Martin não perdeu tempo para voltar à sua posição original na grelha de partida, ultrapassando Maverick Vinales para chegar a segundo na primeira volta. Logo atrás do líder da série, Vinales perdeu mais um lugar para uma Ducati quando Marc Marquez o ultrapassou na segunda volta na curva cinco.

Na terceira volta Bagnaia estabeleceu a volta mais rápida da corrida antes de Martin e Fabio Di Giannantonio serem ainda mais rápidos. No início da quarta volta Marco Bezzecchi caiu na curva cinco antes de conseguir voltar a montar a sua Ducati GP23.

Outra volta mais rápida foi efectuada por Martin, que tirou dois décimos à liderança de Bagnaia. No entanto, o vencedor do sprint respondeu de forma enfática, ganhando três décimos sobre Martin na volta 5. A igualar o ritmo de Bagnaia e Martin, Di Giannantonio fez um trabalho ligeiro sobre Vinales antes de tirar o terceiro lugar a Marc Marquez.

Mostrando mais uma vez ritmo no final da corrida, Enea Bastianini apanhou a luta de quatro pilotos pelo terceiro lugar, que ainda era liderada por Di Giannantonio a 11 voltas do fim. Imediatamente atrás de Pedro Acosta, em sétimo, Bastianini tinha um lugar na primeira fila, com o estreante a passar por vários momentos de proximidade na volta 16. Com a chuva a ameaçar as últimas voltas, Bastianini continuou a sua investida na curva 1 e bateu Marc Marquez para subir a quarto.

Marquez foi empurrado para fora da pista, o que permitiu a Di Giannantonio fazer uma ultrapassagem, mas o piloto da Gresini respondeu com uma manobra dura na curva seis. Bastianini passou Vinales antes de se afastar lentamente, enquanto um erro na última volta do piloto da Aprilia deu o quatro lugar a Marc Marquez.

O companheiro de equipa de Bastianini, Bagnaia, cruzou a linha de meta para vencer por mais de três segundos sobre Martin. Com o terceiro lugar de Bastianini três Ducati GP24 ocuparam os três primeiros lugares do pódio.

Miguel Oliveira foi sancionado com uma Long Lap por exceder demasiadas vezes os limites de pista. O português estava em 14º, mas tudo piorou porque quando passou por lá passou longe e teve que repetir. Terminou a corrida em 15º.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x