Foram dramáticas as primeiras quatro horas de testes em Jerez, com Remy Gardner chegando ao topo da tabela de tempos, enquanto Bautista e Rea caíram. Da parte da tarde o movimento em pista foi nulo, devido ao mau tempo.
Após as primeiras três horas de testes de SBK e MotoGP em Jerez, infelizmente os pilotos foram forçados a lidar com o mau tempo. Na verdade, na última meia hora uma chuva fraca molhou ligeiramente a pista, obrigando todos a irem às boxes para uma pausa para o almoço mais cedo. De qualquer forma, nas horas anteriores todos puderam realizar as primeiras voltas, com novidades e confirmações.
À frente de todos às 13 horas estava Remy Gardner, o único nesse momento a ficar abaixo da marca de 1’40, 1’39″837 foi o tempo do piloto da GRT Yamaha, seguido por Michael Ruben Rinaldi, imediatamente rápido na Ducati V4R da Motocorsa, equipa para onde transita em 2024. Início encorajador para Andrea Iannone, a apenas 2 segundos do topo, atrás de Axel Bassani. Queda para Rea, já em 4º de qualquer maneira.
Nicolo Bulega (Aruba.it Racing Ducati)
A chuva arruinou parcialmente os planos neste primeiro dia, com os pilotos a permanecerem nas boxes durante a tarde, mas o campeão de Supersort Nicolo Bulega ainda teve oportunidade de percorrer os primeiros quilómetros com a Panigale V4R de Superbike. “Gosto muito da moto, mas é claro que preciso de muito mais quilómetros para a compreender. É como andar noutra pista”, disse o italiano que no próximo ano será o companheiro de Álvaro Bautista na Aruba.it Racing Ducati.
Os tempos da manhã
Andrea Iannone (Team GoEleven Ducati)
A estrela australiana Gardner liderou os tempos com 1m39,837s, o único piloto em 1m39s quando a chuva começou a cair por volta do meio-dia, com muitos pilotos optando por não sair. Rinaldi ficou em segundo lugar, apenas 0,197s mais lento que o #87 e também acumulou impressionantes 36 voltas, o maior número de todos, enquanto Dominique Aegerter colocou os dois pilotos da GRT Yamaha entre os três primeiros ao rodar 0,269s mais lento que o seu companheiro de equipa.
Jonathan Rea (Pata Prometeon Yamaha)
Apesar de uma queda na Curva 13 menos de duas horas de sessão, Rea terminou em quarto. A sua queda ocorreu na última curva, quando atingiu uma zona molhada na pista, mas ainda conseguiu marcar 1m40,302s para conquistar o P4, rodando pouco menos de meio segundo mais lento que o seu companheiro Gardner. Em quinto ficou Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati), que também sofreu uma queda na Curva 13, com a sua queda provocando bandeiras vermelhas durante alguns minutos. Seu melhor tempo foi 1m40,546s. Gerloff terminou em sexto depois de, tal como Bautista e Rea, ter caído na Curva 13 nas fases iniciais. Ele estava 1,356s atrás do melhor tempo de Gardner no meio do teste.
Alex Lowes (Kawasaki Racing Team)
Alex Lowes (Kawasaki Racing Team WorldSBK) foi sétimo, com a KRT ostentando uma nova pintura de testes de inverno, com o britânico ainda sofrendo uma pancada após a queda de domingo durante a Rodada Espanhola. O seu melhor tempo foi de 1m41,229s, 0,015s mais rápido que Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati). O Campeão do Mundo de SSP de 2023 está a desfrutar do seu primeiro dia como piloto de fábrica da Ducati WorldSBK e foi oitavo da manhã, sete décimos atrás do companheiro de equipa Bautista. Scott Redding (Bonovo Action BMW), outro piloto que se estreou numa nova equipa, terminou em nono com 1m41,333s.
Axel Bassani (Kawasaki Racing Team)
A completar o top ten estava Axel Bassani (Kawasaki Racing Team WorldSBK) na sua primeira vez com a ZX-10RR. O #47 foi cerca de seis décimos mais lento que o companheiro de equipa Lowes. O regresso de Andrea Iannone (Team GoEleven) à pista começou com ele em 11º lugar na Panigale V4 R, a dois segundos do ritmo de Gardner e a cerca de seis décimos da Ducati mais próxima dele. No entanto, o #29 foi um dos pilotos mais ocupados na pista ao completar 26 voltas. Bradley Ray (GMT94 Yamaha) foi quatro décimos mais lento que ‘The Maniac’, com Tarran Mackenzie (PETRONAS MIE Racing Honda Team) o último. Também no teste está Adrian Huertas (Aruba.it Racing WorldSSP Team), com o espanhol a estrear-se na Ducati WorldSSP, estabelecendo o tempo de 1m44,147s.
Como oportunamente anunciámos, estes testes tiveram ainda a participação das equipas de testes de MotoGP da Ducati, Honda e Aprilia. Neste primeiro dia, o alemão Stefan Bradl (Honda) foi o mais rápido deste pequeno grupo, na frente de Lorenzo Salvadori (Aprilia) e do veterano Michele Pirro (Ducati), regressado às pistas ainda a recuperar das mazelas do seu acidente na prova do Campeonato Italiano (CIV).
Tempos dos Testes de Jerez, 1º Dia
1. Remy Gardner (AUS), SBK, Yamaha, 1:39.837 minutos
2. Michael Rinaldi (I), SBK, Ducati, +0,197 seg
3. Domi Aegerter (CH), SBK, Yamaha, +0,269
4. Jonathan Rea ( GB), SBK, Yamaha, +0,465
5. Stefan Bradl (D), MotoGP, Honda, +0,468
6. Alvaro Bautista (E), SBK, Ducati, +0,727
7. Lorenzo Savadori (I), MotoGP, Aprilia , + 1.153
8. Michele Pirro (I), MotoGP, Ducati, +1.181
9. Garrett Gerloff (EUA), SBK, BMW, +1.356
10. Alex Lowes (GB), SBK, Kawasaki, +1.392
11. Nicolo Bulega ( I), SBK, Ducati, +1.407
12. Scott Redding (GB), SBK, BMW, +1.496
13. Axel Bassani (I), SBK, Kawasaki, +1.964
14. Andrea Iannone (I), SBK, Ducati, + 2.085
15.Bradley Ray (GB), SBK, Yamaha, +2.458
16. Adrian Huertas (E), SSP, Ducati, +4.320
17.Tarran Mackenzie (GB), SBK, Honda, +4.429