Alberto Puig reconhece que a Honda tem registado pequenos progressos ao longo da temporada, mas diz que a equipa não está onde pretende estar. O team manager falou também sobre as dificuldades de Joan Mir e sobre a colaboração com a Kalex.
“Normalmente, os resultados nas corridas são aquilo que estás a fazer, e nós não estamos a conseguir resultados. Não estamos felizes, claro que estamos a tentar, o Japão está a tentar melhorar a moto, nós na Europa estamos a tentar dar a melhor moto aos nossos pilotos, mas, se virmos os resultados, não podemos dizer que estamos numa boa posição e não podemos estar felizes. Isso nunca foi uma questão, não é preciso discutir o potencial do Márquez, ele em si é uma arma. Com a situação atual no MotoGP e os regulamentos, não é suficiente para lutar pelas posições de topo. A competitividade das motos que temos na grelha é muito alta, precisas de mais do que habilidade para estar consistentemente no topo. A história do Joan é diferente, ele é novo na equipa, é verdade que está com muitas dificuldades. Temos a certeza que este não é o potencial do Joan, o potencial do Joan é muito mais alto, mas, por qualquer razão, não consegue encontrar a sua posição na moto, está a dar-lhe muitos problemas, não consegue estar numa posição confortável. Um piloto que não esteja confortável nem consegue pensar em ir rápido. Não está a ser fácil para ele, estamos a tentar ajudá-lo, mas temos de encontrar uma solução melhor para ele”, disse.
“Da perspetiva de uma equipa como a Honda, não podemos estar felizes com a evolução, não estamos onde devemos, isso é claro. Fizemos esta colaboração com a Kalex e demos alguns passos, mas ainda não estamos onde devíamos estar. Há alguns progressos, mas têm de ser mais rápidos e maiores. Não estamos a dormir, estamos a tentar, mas não podemos dizer que estamos lá ainda. O objetivo é melhorar a moto, não é fácil com este tipo de regulamentos, é difícil dar passos. Se a tua moto não estiver pronta em Sepang, vais ter dificuldades durante a época. Estamos a tentar fazer coisas, podes fazer algumas coisas no chassis e em outras partes da moto, mas não esperamos uma grande melhoria durante a época de 2023. Mas vamos tentar”, referiu.