MotoGP: Honda encomenda quadro à Kalex para a RCV213V
Após os resultados negativos dos testes, o fabricante alado voltou a pedir ajuda externa à empresa alemã, já fornecedora dos braços oscilantes da Honda de MotoGP.
O inverno trouxe melhorias para a Honda, mas não as suficientes. Os esforços do fabricante alado para entregar a Marc Márquez – e ao resto do pelotão Honda – uma RCV213V com desempenho suficiente para aspirar ao topo de facto ainda não geraram os efeitos desejados, com o piloto de Cervera longe das posições de topo, tanto nos testes de Sepang como mais recentemente em Portimão.
Uma situação que levou a Honda a pedir ajuda externa. Ou melhor, a pedir mais ajuda, porque já no ano passado o fabricante japonês tinha confiado à Kalex a construção de um novo braço oscilante de alumínio, utilizado por Marquez na segunda metade da temporada de 2022.
Agora, a colaboração entre a Honda e a empresa alemã parece destinada a aumentar, dado que – conforme referido pelos nossos colegas da Speedweek – a Kalex recebeu a encomenda do Japão para construir um quadro para o RCV, com o objetivo de melhorar a moto.
Certamente não é um sinal positivo para a Honda, forçada a admitir o seu fracasso e precisando de ajuda para se reerguer, enquanto os ponteiros do relógio avançam rapidamente para a primeira ronda da temporada.
Obviamente o novo quadro para a RCV não estará pronto para Portimão. Talvez só apareça nos testes de Jerez, marcados para 1 de maio, mas entretante já terão decorridos quatro Grandes Prémios. Em resumo, a Honda continua a correr atrás do prejuizo, e enquanto isto, a Ducati, Aprilia e Yamaha distanciam-se cada vez mais. Até quando?