MotoGP, Quartararo cai, Aleix impressiona e Bagnaia inicia recuperação nos Países Baixos
Antes da pausa de verão, o paddock chegou ao circuito Assen TT para a 11.ª ronda do campeonato, com uma grande corrida para fechar a primeira metade do ano.
Francesco Bagnaia começou da pole position e liderou nas primeiras voltas, com o top-2 do campeonato, Aleix Espargaró e Fabio Quartararo, em perseguição. Até que, na quinta volta, o francês caiu na curva 5 e levou o espanhol consigo até à gravilha. Ambos voltaram à prova, com Espargaró em 15.º e Quartararo na última posição.
Em resultado disso, Bagnaia tinha uma vantagem confortável sobre Marco Bezzecchi, com uma luta a quatro pelo terceiro lugar entre Jorge Martín, Brad Binder, Jack Miller e Maverick Viñales. Mais atrás, Quartararo voltava a cair, com um highside que terminou a sua corrida.
Bagnaia aproveitou ao máximo os erros do seu rival, ganhando e conquistando a pontuação máxima, com Bezzecchi em segundo (primeiro pódio do rookie no MotoGP). Viñales levou a melhor na luta pela terceira posição, com o seu colega de equipa a recuperar de forma incrível.
Aleix Espargaró tinha passado de 15.º para sexto na última volta e culminou a recuperação com uma dupla ultrapassagem na última curva sobre Miller e Binder, ajudando-o a salvar 13 pontos cruciais, naquela que foi uma das melhores corridas do ano.