MotoGP, Áustria, Q1: Aleix Espargaró e Di Giannantonio na Q2, Oliveira parte de 17.º
Aleix Espargaró (Aprilia) não fez o suficiente nos três primeiros treinos livres para assegurar uma passagem direta à Q2, mas completou o trabalho na Q1. O espanhol rodou em 1:29.231 minutos, batendo Fabio Di Giannantonio (Gresini), que também passa à segunda fase de qualificação, por 119 milésimos.
No final da primeira sequência de voltas, Aleix Espargaró ocupava a primeira posição, com 1:29.430 minutos, com o seu irmão Pol (Honda) a ocupar o segundo posto, a 45 milésimos. Luca Marini (VR46) seguia perto de ambos e parecia que a luta pela passagem ia ser decidida entre estes três. Mas, se Aleix melhorou o seu registo e confirmou a passagem, Pol não o conseguiu fazer. Fabio Di Giannantonio emergiu com uma boa volta, com Luca Marini a ficar a 36 milésimos do compatriota. Takaaki Nakagami (LCR) também ficou perto, mas ficou-se pelo quarto lugar na Q1, com Pol Espargaró em quinto e Franco Morbidelli (Yamaha) em sexto.
Quanto a Miguel Oliveira, o português era sexto no final da primeira sequência de voltas, embora a 641 milésimos de Aleix Espargaró. O piloto da KTM melhorou o seu tempo na segunda sequência, mas vai começar a corrida do 17.º lugar. Stefan Bradl, Andrea Dovizioso e Marco Bezzecchi completam o top-10, sendo que o italiano caiu ao mesmo tempo de Álex Márquez, em incidentes separados.
A Q2 tem início às 13h35.