Joan Mir tem três pódios e a sua única vitória em cinco partidas da segunda fila, que pode dar uma dica para a corrida de hoje… isto e mais 9 estatísticas para levar em conta no dia da corrida
O dia de ontem pertenceu à Ducati quando Jorge Martin (Pramac Racing) fez história a caminho da pole position, a sua segunda do ano, enquanto mais três balas de Bolonha serão lançadas das duas filas da frente.
Isto prepara o palco para uma corrida espetacular hoje, e aqui estão 10 estatísticas que deve conhecer antes do Grande Prémio Michelin da Estíria:
1- Jorge Martin qualificou-se na pole position (estabelecendo um novo recorde de volta absoluto no Red Bull Ring) pela segunda vez na sua época de estreia. A última vez foi no GP de Doha, onde subiu ao seu primeiro e único pódio em MotoGP até ao momento, terminando em terceiro lugar.
2- Com a sua segunda pole até agora nesta temporada, Jorge Martin torna-se o primeiro rookie a fazer mais de uma pole position desde Fabio Quartararo (Yamaha Monster Energy), que o fez em seis ocasiões em 2019.
3- Esta é a segunda pole de MotoGP da Ducati no Red Bull Ring. Andrea Iannone (acima) alcançou a primeira em 2016, com o injustiçado compatriota italiano a vencer Andrea Dovizioso há cinco anos.
4- Os pilotos da Ducati ganharam cinco das seis corridas de MotoGP no Red Bull Ring desde que a pista austríaca foi introduzida no calendário em 2016, com três pilotos diferentes: Andrea Dovizioso (3 vitórias), Andrea Iannone (1) e Jorge Lorenzo (1).5- Fabio Quartararo qualificou-se em terceiro para a sua 31ª largada na primeira fila, naquela que é a sua 43ª corrida em MotoGP, uma taxa de sucesso de 72% na primeira fila. Nas suas 30 partidas anteriores na primeira fila, terminou no pódio 15 vezes (incluindo seis das suas sete vitórias na classe rainha até agora).
6- Joan Mir (Suzuki Ecstar) qualificou-se em quinto lugar como o melhor classificado da Suzuki, no seu melhor resultado de qualificação desde que foi quinto no GP europeu do ano passado. Teve apenas 5 2ª filas em MotoGP no passado, e nenhuma na primeira fila. Três delas levaram a pódios, incluindo a sua única vitória em Valência.
7- Johann Zarco (Pramac Racing) classificou-se em sexto lugar, igualando o seu pior resultado de qualificação da época no Qatar e Espanha. Esta é a segunda vez este ano que há quatro pilotos da Ducati nas duas filas da frente, juntamente com o GP de Doha.
8- Marc Márquez (Honda Repsol Team), que caiu no final do Q2, qualificou-se em oitavo lugar, o piloto Honda mais bem colocado. Esta é a primeira vez que ele não arranca das duas filas da frente no Red Bull Ring. O seu objetivo será ganhar pela primeira vez na pista.
9- Maverick Viñales (Yamaha Monster Energy), que se qualificou na pole position no ano passado no Red Bull Ring (mas no GP austríaco), qualificou-se em nono lugar para o seu pior resultado de qualificação na pista desde que foi 11º em 2018.
10- Depois de ter passado o TL1, Alex Márquez (Honda LCR Castrol) qualificou-se em 11º para o seu melhor resultado de qualificação desde que foi 10º em Teruel, no ano passado. A outra vez, classificou-se em 11º no GP de Aragón, quando prosseguiu para o seu segundo e mais recente pódio.