MotoGP, 2021, Estíria, técnica: Brembo traz discos especiais para o Red Bull Ring
Conhecendo as dificuldades e exigências da travagem na Áustria, a Brembo veio prevenida com discos de carbono novos
O traçado de Spielberg é conhecido por ser a pista mais exigente na travagem de toda a época, em particular as curvas 1, 3 e 4, que aliás têm causado a maioria das quedas este fim-de-semana.
Estas são as mais extremas, mas todo o traçado é extremamente exigente na travagem, fazendo os discos atingir temperaturas a que coisas esquisitas começam a acontecer.
Cientes deste facto, a Brembo trouxe para o Red Bull Ring para a classe de Moto GP novos discos de carbono especiais, com ranhuras radiais no seu interior, (diferentes dos normais acima) o que permite absorver as dilatações inevitáveis à medida que o carbono aquece, sem distorcer os rotores, ou pelo menos, distorcendo-os o mínimo possível, o que causaria trepidações na frente sob travagem e em última análise, explosão dos discos, com consequências potencialmente muito graves, o que já aconteceu a Viñales o ano passado. (abaixo)
Aqui em Spielberg, estes foram vistos em particular nas Yamaha, com Viñales e Quartararo a darem-lhes bom uso, liderando a tabela durante boa parte dos treinos…