O Mundial de Superbike 2021 entra no Reino Unido no regresso a Donington Park, que acolhe o campeonato baseado em motos de produção mais rápido do mundo
Com magia no horizonte, Donington Park está ligado a alguns dos momentos mais mágicos da história das SBK, pelo que colocámos os nossos cinco principais duelos de Donington numa lista em vésperas da ronda de 2021
1.) Corrida 2, 2000: Hodgson e Walker, nos ombros de gigantes
Dos inúmeros momentos de arepio nas SBK ao longo dos anos, um destaca-se de Donington Park na Corrida 2, 2000. Entrando na última volta, Pierfrancesco Chili liderava o wildcard Neil Hodgson por 0,996s, e parecia que tinha a corrida no saco. No entanto, um Hodgson determinado continuou a aproximar-se e quando Chili teve um momento massivo através de Coppice, o wildcard britânico passou nos Esses Foggy, provocando a euforia na multidão de Donington Park a ver história a ser feita. Além disso, o amigo wildcard Chris Walker conseguiu passar em segundo lugar, o que significa que Hodgson e Walker levaram um 1-2 britânico, e o primeiro 1-2 de wildcard de sempre.
2.) Corrida 2, 2019: Rea x Razgatlioglu para a vitória
Após a sua última volta, 12 meses antes, Jonathan Rea e Toprak Razgatlioglu estavam de novo frente a frente para a supremacia de Donington Park, desta vez para a vitória. Tendo trocado de lugar na primeira metade da corrida, Rea assumiu o controlo na segunda metade, embora ainda tivesse de resistir à investida de Toprak, com o turco a atacar nas etapas finais. Apesar dos seus melhores esforços, Razgatlioglu teve de se contentar com o segundo lugar, e Rea conseguiu uma vitória vital em casa.
3.) Corrida 2, 2018: van der Mark duplica, primeiro pódio de Razgatlioglu
2018 foi um ano cintilante de SBK em Donington, quando Michael van der Mark venceu uma heróica primeira Corrida 1, e depois fez o impensável e duplicou no domingo. Uma bela exibição viu-o enfrentar a dupla Kawasaki Jonathan Rea e o especialista de Donington Park Tom Sykes, mas mesmo os heróis da casa não foram páreo para um valente van der Mark. Entretanto, Toprak Razgatlioglu também estava numa missão e, numa emocionante última volta, bateu Jonathan Rea para ficar em segundo e primeiro pódio.
4. ) Corrida 1, 2011: A magia de Melandri atinge as SBK
Passando de MotoGP para SBK para a época de 2011, Marco Melandri estava ansioso por deixar a sua marca no Campeonato e após um primeiro pódio na ronda de abertura do ano em Phillip Island, estava ansioso pela vitória no Reino Unido. Começando em nono, na 3ª linha, depois de uma luta da Superpole com o ex-sócio de GP Max Biaggi, Melandri esculpiu o seu caminho pelo campo, assumiu a liderança de Jakub Smrz com duas voltas para o final e levou a cabo a primeira vitória na carreira de SBK.
5.) Corrida 2, 2012:Implacável Rea faz as BMW pagar
A Corrida 1 de 2012 em Donington Park foi elétrica, com a BMW a ganhar uma primeira vitória com Marco Melandri, e o companheiro de equipa Leon Haslam a apoiar o esforço na segunda. Parecia que ia acontecer novamente na Corrida 2, mas ambas as BMW saíram um pouco largas na última curva na última volta, permitindo que a Honda de Rea se apressasse no interior, colidindo com Haslam, que bateu em Melandri, deixando ambas as BMWs no chão. Uma vitória dramática para a Rea, enormes condolências para a BMW, um final de tribuna para os fãs.