Os testes incluíram novas máquinas e novos componentes nas motos na grelha, com uma nova carenagem mais penetrante na Yamaha e novas pinças Brembo
A temporada de 2021 do Mundial de Superbike está em pleno andamento, enquanto prosseguem os testes para alguns dos candidatos ao Campeonato do Mundo em Misano.
Os testes proporcionam às equipas a oportunidade perfeita para experimentarem novos componentes e o teste de dois dias no Circuito Mundial de Misano “Marco Simoncelli” não foi diferente.
Na boxe da Yamaha, pudemos ver algumas imagens da nova carenagem da Yamaha YZF R1, que inclui um novo design da entrada de ar.
Além disso, a mais recente atualização tecnológica vem do fabricante de travões Brembo, que trouxe novas pinças de travão dianteiro para as SBK.
“É a primeira vez que Scott testa esta pinça de travão”, disse Franco Zonnedda, Gerente de Clientes da Brembo SBK.
“As condições meteorológicas estavam boas um dia, e ele testou a nova pinça com estriados. Estas não são, com certeza, as melhores condições, em Barcelona teremos condições mais severas para testar, mas estamos todos muito felizes. Scott terminou a sessão com a pinça com estriados para melhor refrigeração juntamente com os novos discos e ficou feliz. As pinças com estriados vêm de uma versão da MotoGP, mas esta é a versão específica para as SBK. Estamos confiantes de que o sistema funcionará bem e que podemos dar mais desempenho com este sistema.”
Derivadas da tecnologia MotoGP, as primeiras impressões de quem as utilizou no primeiro dia foram boas.
Scott Redding disse: “Tínhamos coisas pequenas para testar, mas para a Brembo, são bastante grandes. Tivemos alguns pinças para ajudar com as temperaturas, mas não estamos a 35 graus para sentir a diferença, logo o desempenho foi o mesmo, o que é sempre bom. Só precisamos de ver como agem nas condições mais quentes, mas primeiro, trata-se apenas de fazer um bom shakedown e foi isso que fizemos hoje, e fiquei feliz com isso.”
“O bom das SBK agora é que está tudo muito perto do MotoGP”, continuou Redding. “Há coisas que estão a ser filtradas, o que para mim é bom porque tenho lá alguma experiência de alguns anos atrás. Não diria que me ajuda, mas já tenho uma sensação com algumas destas coisas, e estou feliz com isso.”
Mais pilotos estão prontos para testar a nova tecnologia da Brembo num futuro não muito distante, algo que irá melhorar a sensação em todo o paddock sobre o novo produto.