Terminou há pouca a quarta e última sessão de treinos livres para o GP das Américas, uma sessão que habitualmente é utilizada pelos pilotos fundamentalmente para afinar o ritmo para a corrida de domingo.
Esta quarta sessão ficou marcada, novamente, pelo bom desempenho de Marc Márquez (Honda) que dominou a sessão ao rodar na sua melhor volta em 2m04,686s e relegando para o segundo lugar da tabela de tempos Maverick Viñales (Yamaha) que terminou a 0,052s, na frente do seu companheiro de equipa, Valentino Rossi que fechou o top três desta sessão a 0,437s.
Neste último aponto antes da qualificação, Andrea Iannone (Suzuki) voltou a estar em destaque ao ser bastante consistente e terminando com o quarto melhor tempo a 0,645s do topo da tabela de tempos, na frente de Cal Crutchlow (LCR Honda) que foi quinto a 0,919s.
As dificuldades da Ducati no circuito de Austin voltaram a ser evidenciados por Andrea Dovizioso que não foi além do sexto melhor tempo a 0,942s do mais rápido e na frente de Jack Miller (Alma Pramac Racing) que vai ter de passar pela Q1, mas que terminou a quarta sessão de treinos livres com o sétimo melhor tempo.
Segue-se a Q1, uma sessão de qualificação onde só os dois mais rápidos passam a Q2 onde se decide os primeiros lugares da grelha.
Classificação da 4ª sessão de treinos livres