Depois de ter nascido como Troféu de Navegação, a popularidade do mesmo transformou a competição em campeonato nacional e no próximo fim de semana será a localidade alentejana de Vila Nova de Santo André a receber a primeira prova do novo Campeonato Nacional de Rally Raid.
Naquela que será a primeira das cinco provas da nova categoria integrada no TT da Federação de Motociclismo de Portugal, e que visa ir de encontro aos desejos dos muitos pilotos que querem provas de navegação e não bajas, será o clube Motorsport a organizar o evento, dividido em duas etapas.
Durante os dois dias de prova os participantes irão cumprir um total de 360 quilómetros – desenhados nos concelhos de Santiago do Cacém, Grândola, Sines e Odemira – sendo os primeiros 230 realizados no sábado e os derradeiros 130 no Domingo, que encerrarão a luta pelas primeiras posições nas diversas classes das motos, moto4 e SSV que podem participar nesta nova série.
O secretariado da prova estará localizado na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Santo André e o Parque Fechado no Largo do Mercado, no qual serão dadas as partidas a partir das 8 horas de manhã de cada um dos dias.
Quanto à lista de inscritos dela fazem parte nomes como Mário Patrão, Pedro Bianchi Prata, António Maio, Gonçalo Reis, Sebastian Bühler, Fausto Mota, David Megre ou Fernando Sousa Jr. Tudo nomes de pilotos que habitualmente participam, ou desejam participar, nas grandes maratonas do todo-o-terreno internacional.
O toque internacional é dado com a presença do piloto oficial da Sherco, Lorenzo Santolino, que sempre que pode vem fazer uma ‘perninha’ ao nosso país seja na vertente de enduro ou de ralis, categoria para onde está apontar baterias nesta fase da sua carreira.