Michael Dunlop com triunfo histórico na Ilha de Man
Michael Dunlop foi o vencedor da corrida de Superbikes no Tourist Trophy Ilha de Man 2016. O piloto norte-irlandês, que obteve o seu 12º triunfo nesta competição (terceiro nas Superbikes), esteve em grande destaque durante a corrida e inscreveu o seu nome no livro de ouro deste mítico evento.
Aos comandos de uma BMW S1000RR preparada pela Hawk Racing, Dunlop imprimiu desde os momentos iniciais da corrida um ritmo diabólico, o que permitiu tornar-se no primeiro piloto a completar uma volta ao traçado de Mountain Corse abaixo dos 17 minutos. Michael Dunlop concretizou esta façanha nas duas primeiras passagens pela linha de meta, sendo que na segunda volta bateu a sua marca anterior (16m58,439s) ao parar o cronómetro em 16m58,254s a uma impressionante média de 214,67 km/h. O norte-irlandês tirou 1m15s ao anterior recorde.
Numa corrida que só conheceu um líder durante as cinco voltas, Ian Hutchinson (BMW) foi segundo, enquanto que John McGuiness (Honda) completou o pódio, depois de ter ultrapassado Dean Harrison (Kawasaki) durante a terceira volta. Já Bruce Anstey que esteve aos comandos da Honda RC213V-S, a versão de estrada do protótipo de MotoGP, foi o oitavo. Quanto à exótica Suter MMX500 pilotada por Ian Lougher abandonou.
Nota ainda para o único representante luso na Ilha de Man, André Pires (Suzuki), que não se conseguiu qualificar para a corrida de Superbikes.
Fotografia: Dave Kneale