Dakar, Opinião: Joaquim, onde vais tu buscar forças?
Joaquim, é simplesmente inacreditável o que tu conseguiste alcançar hoje!
Ao longo dos mais de 30 anos que nos conhecemos, sempre te vi fazer coisas fora do normal em cima de uma moto. E a facilidade com o que o fazias, era desconcertante!
Era talento, puro talento! Considero que a minha geração foi privilegiada por ver crescer o primeiro piloto a lutar de igual para igual nas pistas de Motocross por toda a Europa desde tenra idade.
Foste tu quem acabou com o “complexo de inferioridade” que era “normal” qualquer piloto português ter quando alinhava na grelha de partida com pilotos estrangeiros nos anos 90.
Com esse talento, chegaste ao topo no Motocross: piloto de fábrica da Honda no campeonato do mundo de Motocross aos 19 anos de idade; piloto de fábrica da KTM no campeonato norte-americano de Supercross aos 21 anos, país onde durante cinco anos viveste o sonho de qualquer criança que gosta de MX.
Quando, em 2017, conseguiste ingressar nos Rally Raids, todos sabiam que ias ter sucesso mais tarde ou mais cedo. O 12.º lugar na tua estreia no Dakar tornou evidente que não se tratava de “sorte de principiante”.
Mas aquela assustadora queda “para o abismo” no Dakar 2018 quase te arredou da competição. O que fizeste tu? Curaste uma lesão complicada com o foco em regressares mais forte… mais uma vez.
Aquilo que passaste com o Paulo podia facilmente ter acabado com a tua carreira. Mas, como grande campeão que és, fizeste das fraquezas forças e voltaste à Arábia Saudita em 2021…
Não vou mentir… temi pela tua vida nesse Dakar. Qualquer pessoa que já tenha feito competição com uma moto de todo-o-terreno sabe que já é um desporto suficientemente perigoso quando estamos bem fisica e psicologicamente – quanto mais quando não estamos.
É preciso muita coragem para enfrentar um trauma… e ainda mais difícil derrotá-lo… e tu conseguiste! Precisavas de provar alguma coisa a alguém no Dakar 2022? NÃO.
Foste à Arábia Saudita talvez porque tinhas de provar a ti mesmo que eras capaz de fazer melhor ainda… e fizeste! Venceste uma etapa do Dakar!
Joaquim, onde vais tu buscar forças?