WSBK, Assen, Corrida 1: Estreante Spinelli vence corrida com bandeira vermelha

Por a 20 Abril 2024 15:31

O substituto de Petrucci, Nicholas Spinelli (Barni Spark Racing), foi o único piloto a usar pneus intermédios na corrida 1 e a escolha valeu a pena, conquistando uma impressionante vitória na sua estreia no Mundial de Superbike, em Assen. Razgatlioglu (BMW) e Bautista (Ducati) também subiram pódio.

Depois de assumir a liderança e conseguir uma vantagem de 25 segundos com pneus intermédios antes que os seus rivais começassem a cercá-lo, mas, com as bandeiras vermelhas mostradas no TT Circuit Assen, o italiano conseguiu uma vitória de estreia – ao mesmo tempo foi também a primeira vitória da equipa na classe WorldSBK.

Spinelli apostou nos pneus ao começar com um pneu intermédio dianteiro e traseiro na sua Panigale V4 R, tornando-se líder da corrida na sua primeira saída no WorldSBK e com quatro segundos de vantagem no final da volta 1, antes de aumentar para 14 segundos no final da volta 1. Ao fazer isso, Spinelli tornou o 10º líder de corrida mais jovem da história das SBK. No final da volta de abertura, Sam Lowes (ELF Marc VDS Racing Team), Michael Ruben Rinaldi (Team Motocorsa Racing) e Philipp Oettl (Yamaha GMT94) optaram por ir às boxes, com Sam Lowes a ter um problema e a perder uma volta.

Com a melhoria das condições, os pilotos com pneus slick conseguiram encontrar aderência e tempo, embora Andrea Iannone (Team GoEleven) tenha pressionado um pouco demais e caído na curva 3, abandonando a corrida. No final da volta 8, a liderança de Spinelli começava a ser reduzida, caindo para 19 segundos enquanto a pista continuava a secar. A luta foi pelo segundo lugar na pista, mas uma vitória potencial estava em jogo, com Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati), Alex Lowes (Kawasaki Racing Team) e Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad) todos na mistura. O #54 escapou na curva 1 no início da volta 9, o que permitiu a passagem de Bautista e Alex Lowes, mas o turco permaneceu na disputa pelo pódio.

No início da volta 13, a diferença caiu para 11 segundos, com Spinelli cerca de três segundos mais lento com os intermédios, com Bautista liderando a caça ao italiano. No entanto, na volta 14, Razgatlioglu ultrapassou Bautista na chicane final para passar para o segundo lugar e logo ficou na cola de Spinelli com a sua vantagem de ritmo. No entanto, com o #54 a aproximar-se, as bandeiras vermelhas foram mostradas devido ao óleo na pista depois de Andrea Locatelli (Pata Prometeon Yamaha) ter tido um problema técnico na curva 15, na volta 15. É a primeira vez que as SBK têm dois vencedores estreantes numa único temporada – depois de Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati) na Austrália e Spinelli – desde 1996 e apenas pela terceira vez na história.

A bandeira vermelha significou que Razgatlioglu terminou em segundo e Bautista em terceiro. Foi o 120º pódio de Razgatlioglu, aproximando-se de Troy Corser no segundo lugar da lista de todos os tempos, ao mesmo tempo que foi também o 94º pódio de Bautista que o colocou ao nível de Troy Bayliss.

Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha) igualou o seu melhor resultado no WorldSBK para ficar em quinto lugar, terminando a apenas seis segundos de Spinelli, com Jonathan Rea (Pata Prometeon Yamaha) caindo para sexto – ainda obtendo o seu melhor resultado Yamaha – mas em que foi o grupo perseguidor depois de largar da pole position. O último piloto do segundo grupo foi Michael van der Mark (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) que terminou em sétimo, apenas um décimo atrás de Rea.

Atrás da batalha pelo pódio estava um grupo menor lutando pelos oito primeiros, com Scott Redding (Bonovo Action BMW) obtendo seu melhor resultado de 2024 em oitavo, terminando seis segundos atrás de van der Mark, mas garantindo que três BMWs estivessem entre os oito primeiros. Axel Bassani (Kawasaki Racing Team) foi rápido nas voltas iniciais e conquistou o nono, o seu melhor resultado com a Kawasaki, com Xavi Vierge (Team HRC) a completar os dez primeiros para igualar o seu melhor resultado da temporada.

Bulega saiu dos dez primeiros para terminar na 11ª posição, à frente de Locatelli que se classificou em 12º apesar do problema técnico. Dominique Aegerter (GYTR GRT Yamaha) foi 13º depois de lutar para subir no grid, com Tarran Mackenzie (PETRONAS MIE Racing Honda) igualando seu melhor resultado em 14º e Bradley Ray (Yamaha Motoxracing WorldSBK Team) no último lugar pontuável.

A corrida Superpole de SBK está agendada para as 10h00 de domingo.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x