Intermot: Novas BMW R nineT Racer e Pure
A BMW apresentou no dia de ontem no Intermot de Colónia adicionou dois novos membros à família R nineT: a BMW R nineT Racer e a R nineT Pure.
Com um estilo agressivo, a nova máquina germânica está equipada com um motor boxer de 170cc refrigerado a ar/óleo, que debita 100 cv, e como não poderia deixar de ser cumpre com nova norma Euro4. Em termos de chassis falamos de um quadro modular, composto por tubos de aço divididos entre a secção principal frontal, secção principal traseira e ainda pelo subquadro traseiro removível.
Destaque também para a inclusão de uma carenagem frontal, algo que não existe na versão Pure, em conjunto com uma grande ótica. A Racer possui ainda travões de disco com o frontal a ter 320 mm, que têm a ajudar de um sistema de ABS. Existe ainda a opção de um sistema de controlo de tracção, que convém referir que não vem no equipamento de série. A posição de condução aponta para um caminho mais desportivo.
Já a BMW R nineT Pure de notar a ausência de grandes apoios eletrónicos e dos denominados ‘extras’, que fazem sempre disparar o preço da moto. No fundo estamos a falar de uma moto concebida para os ‘puros’, apesar de estar disponível uma lista de opções que ajuda a esbater esta noção de pureza. Na Pure a distância entre eixos é maior do que na Racer. Os pousa-pés e a forquilha são em alumínio contrastando com o aço existente na Racer.